Como funciona a Bolsa de Valores?
17 de outubro de 2016
Fundos de investimento imobiliário
Fundos de investimento imobiliário, como investir?
6 de novembro de 2016
aprenda a investir no tesouro direto

Na hora em que as pessoas decidem começar a investir, principalmente aquelas que estão iniciando sua aventura no mercado financeiro, procuram investimentos com alta rentabilidade e baixos riscos.

Você sabe o que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é uma plataforma de negociação de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas através da internet. Essa forma de investimento foi criada em 2002, justamente para tornar as aplicações mais acessíveis e com custos mais reduzidos para investidores menores que queiram iniciar no mercado financeiro com pequenos riscos.

Para comprar os títulos disponíveis, é necessário que o investidor possua CPF e uma conta corrente ativa ou uma conta poupança em uma instituição financeira. Os investimentos podem começar seus investimentos através da compra de 1% do preço unitário de um título, com valores a partir dos 30 reais.

Como investir no Tesouro Direto

O primeiro passo para começar a investir no Tesouro Direto é efetuar um cadastro no Tesouro Direto. Para isso, é necessário abrir uma conta em um agente de custódia, habilitado e autorizado a mediar a compra e venda de títulos públicos, como a XP Investimentos.

Após efetuar o cadastro, o investidor receberá uma senha por e-mail, que dará acesso à área restrita do Tesouro Direto. Ao acessar sua conta, é possível consultar saldos e extratos, além de negociar títulos para compra e venda.

Para aqueles que já possuem conta na XP Investimentos, é possível habilitar as operações no Tesouro Direto da conta XP, siga estes passos:

  1. Faça seu login no site da XP Investimentos
  2. Acesse o menu “Ferramentas & Serviços”
  3. Clique na opção “Assinatura de Ferramentas & Serviços”
  4. Na área “Tesouro Direto” clique no botão amarelo “Habilitar”

Ao aceitar o Termo de Adesão, sua conta XP estará habilitada para compra e venda de títulos públicos no através do portal o Tesouro Direto.

É importante conhecer os títulos, por isso é interessante sempre contatar agentes especializados no assunto, como a Upper Investimentos. Os títulos podem ser pré-fixados, quando a taxa de juros é determinada na hora da compra ou pós-fixados, quando o título é corrigido por um indexador, como IPCA ou segue a variação da taxa Selic.

Na hora da compra de títulos, é importante avaliar as opções que melhor se encaixam no seu perfil de investidor, levando em conta os seus objetivos, o prazo que deseja ter retorno de seu investimento (curto, médio e longo prazo) e perfil de risco.

Transfira sua custódia para a XP, a tarifa está zerada

A XP Investimentos possui os melhores e mais qualificados agentes de investimentos do mercado. Se você já possui um agente de custódia e deseja transferir sua conta para a XP Investimentos, saiba que é possível fazer esta transição com a tarifa zerada.

Abra sua conta no site da XP Investimentos e em seguida entre em contato com a corretora ou instituição financeira responsável pela sua conta. Verifique o procedimento adotado e o tipo de conta que estão suas ações, depósito ou investimento.

Após isso, acesse o site da XP Investimentos e preencha o formulário de Transferência de Custódia. Ou se preferir, entre em contato com a Upper Investimentos e faça sua transferência pessoalmente.

É importante ressaltar novamente que, transferindo sua custódia para a XP, a tarifa é zerada! Aproveite a oportunidade de ter os seus investimentos aos cuidados de quem é líder no mercado financeiro.